Notícias CAU/UF

Urbanismo na pauta das eleições

CAU/PE apresenta propostas de gestão urbana para as cidades pernambucanas


Mais dois dos principais candidatos a prefeito do Recife vão conhecer as propostas que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco – CAU/PE elaborou, em conjunto com demais entidades do setor, com princípios e sugestões de medidas para a gestão urbana das cidades pernambucanas. Nestas terça e quarta-feira (11 e 12/09), Mendonça Filho – DEM e Daniel Coelho – PSDB, respectivamente, participam, às 15h, na Fundaj, da apresentação do documento “Elementos para um projeto de cidade e do território – Contribuições aos futuros prefeitos dos municípios pernambucanos”, evento comandado pelo presidente do Conselho, Roberto Montezuma.

 

O documento aponta a necessidade do gestor pensar a cidade e o território de forma integrada e integradora, e parte do princípio de que “as cidades pernambucanas não suportam o desenvolvimento do Estado”. Segundo Montezuma, a falta da cultura do planejamento de longo prazo contribuiu para entraves como a imobilidade, deterioração do espaço público e das áreas históricas, falta de moradia, saneamento, transporte público, áreas verdes, equipamentos e serviços urbanos e de oportunidades culturais e de lazer.  “Diante das grandes oportunidades registradas no nosso Estado, não podemos perder essa chance de interferir de modo planejado e consciente das nossas reais necessidades. Muitos outros centros urbanos se valeram de situação como essa para dar uma guinada na sua história urbanística”, afirma Montezuma.

 

Com um conjunto de dez premissas para orientar as gestões municipais, além de um conteúdo mais técnico, quem visa à implantação de ações concretas, de curto, médio e longo prazos, a proposta do CAU/PE também oferece um recorte específico para a capital pernambucana, com um estudo de caso desenvolvido por arquitetos e urbanistas do Recife e da Alemanha, este ano, que utiliza a rede fluvial estuarina do Recife como opção de mobilidade e integração para os habitantes.

 

O encontro com o candidato Humberto Costa – PT está agendado para o dia 17 de setembro e Geraldo Júlio – PSB, primeiro a responder à convocação, recebeu o documento no dia 6. Os demais candidatos no Recife e todos os partidos que disputam as próximas eleições municipais no Estado receberão, por via eletrônica, o documento que também estará disponível no site do CAU/PE, a partir do dia 18 de setembro.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CAU/PE

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nota de Repúdio

AU

Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia – XAMA

Destaques

Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Pular para o conteúdo