Destaques

Semesc e Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RO) celebram parceria.


Na manhã de segunda-feira (04), a Secretária Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Rosineide Kempim e adjunto da Secretaria, Basílio Leandro, juntamente com os arquitetos da pasta, Ricardo Lima Santos, Rômulo Stegmann Dantas e Júnior Fraga, receberam o presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO), Antônio Lopes Balau.

No encontro, a secretária Rosineide Kempim inicialmente pontuou a reforma administrativa que a Prefeitura de Porto Velho, em especial a Semesc, realizou recentemente.

E destacou que, agora, a elaboração de projetos de infraestrutura para o município estão concentradas na secretaria, o que facilita a centralização e organização da máquina pública.

Ainda, a secretária reforçou que toda a estrutura administrativa da pasta foi pensada e debatida com os técnicos da classe (engenheiros, arquitetos e urbanistas e topógrafos, por exemplo).

Rosineide Kempim ainda destacou que a recém-criada Coordenadoria Municipal de Projetos, tem como finalidade reunir as demandas oriundas da captação de recursos, como repasses da União, por exemplo, ao acompanhamento à execução dos projetos.

Por sua vez, o diretor do departamento de arquitetura, arquiteto Rômulo Stegmann Dantas, enfatizou que a gestão municipal não tem medido esforços para dar suporte aos técnicos que trabalham ou dialogam intimamente com questões de infraestrutura da capital.

E continuou: “à medida que Porto Velho vai ‘recuperando o tempo perdido’ — como diz o nosso prefeito —, nosso time técnico vem sendo preparado para estar à altura dos desafios que encontramos diariamente”.

No encontro, além da explicação dos representantes da Secretaria sobre os projetos e processos em andamento, também foi assinado o Termo de Convênio entre a Semesc e o CAU/RO para a emissão de Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) e parceria mútua entre o município e o Conselho.

Antônio Balau disse que a celebração do convênio é um grande passo para a classe e lembrou que, ações como essas, valorizam a categoria e dão notoriedade aos profissionais que atuam na concepção de projetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanos na cidade.

“Com certeza um grande avanço. Agradecemos ao município pelo interesse em juntar-se ao Conselho na luta árdua que muitas classes têm em proporcionar mais segurança aos seus profissionais”, enfatizou o presidente do CAU/RO.

“Além disso, o CAU coloca à disposição seu banco de projetos ao município de Porto Velho. Muitos alunos de cursos de especialização ou formandos em Arquitetura e Urbanismo têm projetos fantásticos que poderiam ser facilment

e empregados pela administração pública. São projetos inovadores e, muitas vezes, viáveis aos cofres públicos. Todos ganham. O profissional que assina o projeto e a população”, disse Antônio Balau.

O diretor de projetos especiais da Semesc, Ricardo Lima Santos, também chamou atenção para o convênio firmado. Agora, segundo ele, a classe ganha mais realce dentro da Prefeitura de Porto Velho. “Certamente, a celebração desse termo dá mais visibilidade aos nossos profissionais, além, claro, de dar mais credibilidade aos trabalhos da nossa capital”, disse.

A secretária Rosineide Kempim também disse que a parceria não restringe-se somente a emissão de RRT, mas também a capacitações e outras ações que proporcionem segurança àqueles que trabalham na área de projetos.

“O prefeito Hildon Chaves e vice-prefeito Maurício Carvalho seguem à risca aquilo que, antes de tudo, enalteça a transparência, credibilidade e segurança aos servidores da prefeitura de Porto Velho, e a assinatura do convênio com o CAU destaca isso. Agradecemos a parceria e disponibilidade do Conselho ser um forte parceiro do município”, finalizou a titular da Semesc.

Texto: Marcelo Negrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Que Árvore devo plantar?

ANUIDADE

Último dia para pagar a anuidade do CAU com 10% de desconto !

Destaques

CAU/RO e SMD discutem ações dos distritos de Porto Velho

Pular para o conteúdo