Notícias

CAU/RO encerra calendário de eventos de 2016 com semana em homenagem ao arquiteto e urbanista

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia realizou de 12 a 16 de dezembro uma série de eventos em homenagem ao profissional Arquiteto e Urbanista

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO promoveu a Semana em homenagem ao profissional arquiteto e urbanista, tendo como marco o dia 15 de dezembro, Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, data em alusão ao nascimento de Oscar Niemeyer.

O evento foi iniciado, na segunda-feira, dia 12, com a palestra “Cinco anos de fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, avanços do CAU/RO, IAB/RO e criação do SINDARQ/RO” apresentada pela presidente do CAU/RO, Raísa Tavares, com participação da Conselheira Federal de Rondônia, a arquiteta Roseana Vasconcelos, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RO, o arquiteto Renan Alfaia e o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia SINDARQ/RO, o arquiteto Ueslei Saimon.

Foram apresentadas as ações realizadas nos cinco anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Rondônia, as atividades desenvolvidas pelo IAB no estado desde a sua instalação e apresentação do SINDARQ/RO, criado em 25 de novembro deste ano para suprir a falta de representação legal da categoria para defender seus direitos básicos e proteger as relações de trabalho.

Participaram do evento os Conselheiros Estaduais Cristóvão Otero, Paulo Barbosa e a Conselheira Federal, Cristina Barreiros, além de arquitetos e urbanistas, acadêmicos e engenheiros.

Os arquitetos e urbanistas de Rondônia receberam na terça-feira, 13/12, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB/DF, o arquiteto e urbanista Gilson Paranhos para falar sobre a sua vasta experiência com os trabalhos realizados através de Concurso de Projetos de Arquitetura e Urbanismo e da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS.

A CODHAB trabalha com o serviço de Assistência Técnica gratuita voltada para famílias com renda de até três salários mínimos desde abril de 2015. A Companhia possui hoje 10 postos de atendimento que se encontram distribuídos nas áreas de regularização de interesse social. São oferecidos serviços de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, para a realização de melhorias habitacionais, projetos e execução de espaços públicos e regularização.

Em cumprimento à Lei Federal nº. 11.888/2008 que institui a Assistência Técnica, têm direito à prestação dos serviços às famílias que vivem em locais passíveis de regularização fundiária, declaradas por lei como de interesse social, e que atendam critérios estabelecidos em programas definidos pela Companhia.

Na ocasião o palestrante compartilhou a sua experiência sobre Concurso de Projetos e Assistência Técnica habitacional no segundo dia da Semana em homenagem ao Arquiteto e Urbanista.

O CAU/RO também promoveu na manhã do dia 14 uma reunião na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Porto Velho – SEMPLA entre o presidente da CODHAB e profissionais da categoria, lideranças comunitárias, movimentos sociais que batalham pela questão da habitação social para apresentar a ATHIS. O momento também foi oportuno para que a sociedade civil organizada compreendesse a importância do papel do arquiteto no desenvolvimento urbano.

Na mesma data foi realizado um Workshop ministrado pelo Conselho da Cidade de Porto Velho, com participação especial do Comitê Técnico de Planejamento e Gestão do Solo Urbano – CTPGSU, com a apresentação da arquiteta e urbanista Carime Afonso, diretora do Departamento de Gestão Urbana/SEMPLA e coordenadora do CTPGSU. Os arquitetos e urbanistas tiveram a oportunidade de discutir sobre a realização dos trabalhos para revisão do Plano diretor do município de Porto Velho, além das renovações de algumas Leis Urbanísticas como a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

Dando continuidade a semana de atividades, o CAU/RO ofertou no dia 15, comemoração ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, um Workshop, ministrado pelo Gerente Técnico e de Fiscalização do órgão, o arquiteto e urbanista Max Queinon, direcionado especialmente aos profissionais sobre como operar o Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo SICCAU, Sistema de Inteligência Geográfica – IGEO e ao Aplicativo MobiArq Protagonista. O objetivo principal foi promover necessário para a operação das ferramentas disponibilizadas pelo Conselho, poupando assim o desperdício de tempo em correções de documentos e propiciando a adequação do profissional às plataformas utilizadas.

O CAU/RO realizou no dia 16, no Porto Velho Shopping, o coquetel de lançamento da Campanha Nacional do Dia do Arquiteto e Urbanista 2016 com o tema: ‘’O planejamento Urbano Garante o Nosso Lugar no Mundo, concorda prefeito?‘’, em consonância com a nova agenda urbana das Nações Unidas e com a valorização da arquitetura e urbanismo em busca de cidades melhores. O coquetel aconteceu no Espaço CAU/RO, localizado no Porto Velho Shopping, que ficará aberto a atendimento a sociedade até o final do ano de 2016, com o objetivo de apresentar a todos os visitantes as atribuições do profissional arquiteto e urbanista.

Publicado em 30 de Dezembro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo