Notícias

Prevenção – CAU/RO Presente no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO, na presença do Senhor Audrey Fayands C. Macedo (Fiscal do CAU/RO) e do Senhor Cassio Sousa Nascimento (Gerente Administrativo e Financeiro do CAU/RO), Osmael Milhomem Valentim (Estagiário do CAU/RO) estiveram presentes na reunião estratégica de controle e combate do Mosquito Aedes Aegypti, ocorrida na última Quinta-feira, dia 04 de janeiro de 2016, na Sede da Secretária Municipal de Saúde – SEMUSA da cidade de Porto Velho – RO. A reunião estratégica ainda contou com a presença de várias entidades envolvidas na linha de frente do trabalho, entre elas ANVISA, CORPO DE BOMBEIROS, FUNASA, SEMA, e DEFESA CIVIL onde foram definidos importantes pontos a serem seguidos para um efetivo combate da proliferação do mosquito.

Entre as atividades a serem realizadas contra a proliferação do Aedes Aegypti o CAU/RO se mostrou ativo e se colocou à disposição em contribuir na campanha de combate, auxiliando em conjunto com os agentes de endemias na inspeção e localização de obras com possíveis focos do mosquito, além é claro do dever de conscientizar o profissional sobre a correta gestão dos resíduos da sua construção.

Após exposição das pautas relativas as ações a serem executadas, foi dada a oportunidade de debate e discussão, para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o combate e como proceder em relação ao foco do mosquito. ‘’ O Conselho tem o dever de cooperar em ação com as entidades envolvidas no combate ao mosquito, em prol da comunidade. ‘’ Citou Cassio Sousa.

O CAU/RO, alerta a todos os Arquitetos Urbanistas e a sociedade civil, sobre a responsabilidade do combate a um inimigo comum, o mosquito Aedes Eegypti principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

O mosquito Aedes Eegypti, popularmente conhecido como o Mosquito da Dengue, esta drasticamente inserido no ambiente urbano. Lugar onde encontra todas as condições favoráveis para a sua reprodução, estando ainda presente com mais atividade nas localidades que sofrem com indícios decorrentes de uma urbanização desordenada.

A atuação do profissional se torna fundamental no controle desse incansável inimigo, na medida em que o seu ambiente de trabalho (o canteiro de obra) se encontra como um espaço favorável para a reprodução do mosquito. Cabe ao Arquiteto o dever de zelar pelo bem estar dos seus colaboradores, mantendo controle sobre os resíduos gerados pela construção e buscando também de forma vigilante eliminar todos os focos do mosquito na obra.

Infelizmente ainda não existe vacina ou remédio que possa combater de forma efetiva as doenças transmitidas pelo mosquito. Todavia podemos:

› Usar roupas compridas;

› Aplicar repelente em áreas do corpo que se encontram expostas;

› Providenciar a vedação de reservatórios com telas protetoras (nos suspiros de foça, Caixa d’água, etc.);

› Se possível ficar em locais com mosquiteiros, telas de proteção ou outras barreiras disponíveis;

› Manter desobstruídas todas as passagens de água (Calhas, Caixas Coletoras, etc.);

› Buscar utilizar informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde de sua localidade.

O controle do mosquito requer uma atuação conjunta de todas as esferas (Governo Federal, Estado e Município), e da participação de instituições públicas ou privadas, mas cabe a cada um de nós buscarmos prevenir e zelar pelo bem da saúde de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo