Notícias

Paulo Mendes da Rocha receberá o Leão de Ouro da Bienal de Veneza

O arquiteto, “um modelo para muitas gerações”, será premiado pelo conjunto de sua obra

Paulo Mendes da Rocha. Foto: Prêmio Pritzker

 

O arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha, 87 anos, receberá o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza pelo conjunto de sua obra. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrera dia 28 de maio, no Palazzo Giustinian, em Veneza, Itália.

 

Ao tomar a decisão, o Conselho de Diretores da Bienal, presidido por Paolo Baratta, acatou recomendação do curador atual do evento e arquiteto chileno Alejandro Aravena. Segundo o Conselho, entre outros pontos, “o atributo mais marcante de sua arquitetura é a atemporalidade”.

 

“Muitas décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resiste ao avanço do tempo, tanto estilisticamente e fisicamente. Essa consciência estarrecedora deve ser a consequência de sua integridade ideológica e sua genialidade estrutural. Ele é um desafiador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado”, diz nota do colegiado.

 

O Colegiado ressaltou também as áreas interesse de Paulo Mendes da Rocha para além da Arquitetura, englobando temas políticos, sociais, geográficos, históricos e técnicos. “Ele tem sido um modelo para muitas gerações de arquitetos no Brasil, América Latina e em todos os lugares. É uma pessoa capaz de unir esforços compartilhados e coletivos, bem como alguém capaz de atrair outros para a causa de um melhor ambiente construído”.

 

Em entrevista ao jornal “O Globo”, Paulo Mendes da Rocha afirmou que — Para os arquitetos, esse talvez seja o prêmio mais encantador possível. A figura do leão alado, que compõe o troféu, é emblemática e muito linda. Eu nunca esperei ganhá-lo”. Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/paulo-mendes-da-rocha-vai-receber-leao-de-ouro-na-bienal-de-veneza-19245510#ixzz47zhIJGM3

 

Paulo nasceu em Vitória (ES), em 25 de outubro de 1928. Formou-se em Arquitetura no ano de 1954 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e, no ano seguinte, abriu o próprio escritório. Faz parte de uma geração de arquitetos modernistas liderados por João Vilanova Artigas, preocupados com uma arquitetura”crua, limpa,clara e socialmente responsável”. Uma das características da chamada “Escola Paulista da Arquitetura brasileira” é a “verdade estrutural”, influenciada pelo brutalismo europeu, com uso do concreto armado aparente, grandes espaços abertos e estruturas racionais.

 

Entre seus projetos mais conhecidos, estão a reforma da Pinacoteca, uma intervenção no prédio de Ramos de Azevedo que resultou na instalação de enormes claraboias e uma circulação radical; o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), e o ginásio do Clube Atlético Paulistano, todos em São Paulo.

 

Entre outros, já foram premiados com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza os arquitetos Álvaro Siza, Renzo Piano, Rem Koolhaas e Frank Gehry.

 

Uma de suas obras mais recentes, a primeira na Europa, é o Museu dos Coches, em Lisboa, cujo projeto ele doou à Casa da Arquitectura, localizada na cidade de Matosinhos.

 

 

 

Matérias relacionadas:

 

Bienal de Veneza: Paulo Mendes da Rocha Golden Lion for Lifetime Achievement

 

The Pritzker Architecture Prize: Paulo Mendes da Rocha – 2006 Laureate

 

Folha de S.Paulo (artigo de Fernando Serapião): Prêmio a Paulo Mendes da Rocha coroa carreira sempre inovadora

 

ArchDaily: Museu dos Coches (Lisboa)

 

Vitruvius (artigo de Fábio Muller) Velha-nova Pinacoteca: de espaço a lugar

 

CAU/BR: Paulo Mendes da Rocha, um desafiador

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo