Notícias

O CAU/RO homenageia a todas as mães pelo seu dia

Conselheiras federais do CAU/RO contam um pouco de suas historias de serem mães e arquitetas

O Conselho de Arquitetura e urbanismo de Rondônia – CAU/RO, aproveita de uma data tão especial para prestar homenagem a um símbolo de amor completo, que consegue ser representado por apenas três letras. Ser mãe é um projeto que se traduz em exemplos diários de dedicação e carinho, edificando o que se transforma em lições para o resto da vida. Desta maneira o CAU/RO convidou as conselheiras federais Roseana Vasconcelos e Cristina Barreiros para contarem um pouco da suas histórias e através dessas homenagear todas as mães e arquitetas.

Arquiteta e Urbanista Roseana Vasconcelos, conselheira federal titular do CAU/RO.

“Desde criança sempre tive o sonho de ser mãe e arquiteta, hoje me sinto completamente realizada! O meu maior desafio é conciliar a carreira profissional com a arte de ser mãe e priorizo a qualidade do tempo que eu me dedico às minhas filhas, Deborah e Beatriz.

Arquitetar e projetar o sonho de ser mãe, em uma vida gerada dentro de mim por nove meses, desenhando na imaginação cada detalhe seu é algo mágico. Ressalto ainda, o projeto mãe de coração, onde uma filha ainda que não gerada no meu ventre, também desperta a ligação de alma, e me engrandece em amor.

A maternidade nos torna seres humanos melhores. Ser mãe é o amor sempre em doação, ser arquiteta é transformar sonhos em realidade. Apesar de não ser uma tarefa fácil ser uma mãe-arquiteta,  com organização, dedicação e muito amor ao que se faz, tudo se torna possível.

Feliz Dia das Mães a todas as mães e em especial, as mães arquitetas!”

Arquiteta e Urbanista Cristina Barreiros, conselheira federal suplente do CAU/RO.

De ser mãe e ser arquiteta.

Quando penso no que escrever sobre esse tema, me vem logo uma afirmação que talvez seja lugar comum, mas é simples e a mais pura verdade: meus filhos, meus melhores projetos!

Minha família não foi fruto de um projeto de longa programação; na realidade começou de um encontro casual e inesperado com aquele que viria a ser meu marido, pai de nossos três filhos e meu sócio nessa grande empreitada desde então. Tipo aqueles croquis que desenhamos em guardanapos e vamos guardando porque prometem….

Pois é, um croquis interessante que foi tomando proporções de anteprojeto, projeto básico e, um grande projeto executivo que a cada dia se renova com detalhamentos, ampliações ou até mesmo cortes e enxugamentos.

Formamos uma equipe multi e interdisciplinar. Sim, porque nesse projeto não cabe autoria individual. Já passamos por vários percalços e dificuldades nessa elaboração e construção permanente. Fases de aperto e de andamento tranquilo, como toda grande obra. Hoje cada filho vai seguindo e construindo suas ampliações, reformas e modificações, mas nossa construção familiar tem sido forte, estável e segura, pois temos alicerces sólidos que permitem novas atualizações. Cada compatibilização é ajustada pelo grande amor que existe em nossos diferentes layers.

Sustentabilidade também está presente, pois nosso projeto continua se expandindo agregando novos usos e novas adequações, com reutilização de materiais e valores existentes. Começam a chegar as noras e quem sabe em breve os netos e assim nosso projeto se enriquece e se adapta com as alterações incorporadas.

Na última atualização feita, sim elas precisam ser constantes, vemos como mudou nosso croquis inicial, mas continua bonito, adequado, atual e funcional como nunca! Esse grande projeto, nossa família, ser mãe do Pedro, do Ramoile e do Paolo me proporcionou ser melhor como pessoa e certamente consigo transmitir isso para todos os meus outros projetos…de trabalho e de vida!

 

Maio de 2016, dia das mães e arquitetas, para o CAU RO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo