Notícias CAU/BR

II ArqAmazônia: Congresso Internacional debate construções sustentáveis

Evento vai reunir experiências e pesquisas sobre o tema realizados em vários países da região amazônica

arqamazonia

 

As principais propostas para a criação de espaços urbanos sustentáveis e ecológicos na Amazônia Continental serão apresentados em Manaus durante o II ArqAmazônia, evento promovido pela Federação Pan-Americana de Arquitetos (FPAA). O evento reúne arquitetos e pesquisadores do Brasil, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Guiana Francesa e Suriname, que promoverão um amplo debate a partir de propostas teóricas e experiências de projeto, entre os dias 14 e 16 de setembro. A organização do evento ficou por conta do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Amazonas (IAB-AM). “Serão três dias com uma ampla programação científica, que permitirá a troca de experiências entre arquitetos da macro-região da Amazônia, buscando desenvolver e implementar soluções arquitetônicas e seus critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirma o presidente do IAB-AM e conselheiro do CAU/BR, Claudemir Andrade.

 

Veja aqui o site oficial do ArqAmazônia

 

As palestras, as mesas-redondas e os debates serão norteados por quatro eixos temáticos: cidade e produção do espaço na Amazônia; projeto de arquitetura e urbanismo para a Amazônia; gestão e planejamento urbano territorial; e tecnologias sustentáveis para a Amazônia. Fazem parte da programação também a Mostra de Arquitetura Amazônia e a exposição fotográfica sobre Severiano Porto, arquiteto e urbanista pioneiro na utilização de métodos construtivos sustentáveis no Estado do Amazonas. Saiba mais aqui.

 

Entre os destaques da programação, estão a palestra do arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo, coordenador do projeto urbano da comunidade de San Javier (2005-2007), em Medellín, na Colômbia. Sua conferência vai tratar de “Planejamento urbano e participação cidadã”. O arquiteto e urbanista Joao Virmond Suplicy Neto, presidente da FPAA, participa da mesa redonda “Projeto de Arquitetura e Urbanismo na Amazônia”. Sergio Magalhães, presidente do IAB, vai falat sobre as cidades do século XXI. Jaime Kuck, presidente do CAU/AM, vai tratar do processo de urbanização em Manaus. O arquiteto peruano Orlando Bustamante Màrquez apresenta a requalificação urbana na cidade de Iquitos. Três pesquisadores mexicanos (Guadalupe Salazar González, Luis Alberto Torres Garibay e Eugenia María Azevedo Salomão), vão trazer experiências sobre planejamento urbano em seu país. Além das palestras, haverá comunicação científica de 32 trabalhos de pesquisas em Arquitetura Sustentável, vindos de diversos países.

 

Em paralelo ao evento principal, o CAU/BR realizará duas reuniões de suas comissões. A Comissão de Política Urbana e Ambiental fará seu II Seminário Nacional, com o objetivo de debater o documento brasileiro que será enviado ao Habitat III, reunião das Nações Unidas que ocorrerá em outubro no Peru. O tema da conferência da ONU será “Por uma Nova Agenda Urbana”. Saiba mais aqui.

 

Já a Comissão de Ética e Disciplina fará sua reunião regional, reunindo membros das comissões de ética dos CAU/UF que está na Região Norte do Brasil, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas relativas ao Código de Ética e Disciplina do CAU/BR. O IAB realizará também reuniões com sua direção nacional e entre os presidentes estaduais.

 

Veja aqui a programação completa

 

Publicado em 12/08/2016

 

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nota de Repúdio

AU

Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia – XAMA

Destaques

Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Pular para o conteúdo