Sem categoria

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O CAU/RO por meio de homenagear a todas mulheres e sem deixar de dar um toque com as arquitetas também homenageadas, resolveu criar uma homenagem diversificada. O objetivo era homenagear a todas arquitetas por meio de uma arquiteta com anos de vasta experiência e cheia de idéias e dificuldades encaradas dentro dessa identidade feminina e arquitetônica de longos anos, e assim passar a todas um pouco da sua vida e experiência, para homenagear a todas mulheres arquitetas. Essa campanha se desenvolveu com o a ideia de buscar a arquiteta com o registro mais antigo dentro do estado de Rondônia para passar essa história de homenagem e experiência, e assim encontramos a simpática Denyse Coelho de Azevedo – Arquiteta e Urbanista de Cacoal-RO, com registro desde 1981.

Em Homenagem a todas Mulheres e Arquitetas, veja essa história da experiência de vida entre Arquitetura e a Mulher:

A paixão pela concepção de espaços, pela arte, pela geometria, pelo desenho, pelo paisagismo e pelo ser humano acabou me lavando para a Arquitetura e o Urbanismo. Gosto de organizar idéias, criar espaços de uma maneira que esses interajam com o mundo em que vivemos sempre pensando nas pessoas que irão utilizá-los. É uma emoção criar esses espaços com harmonia e equilíbrio usando a arte, a ciência, a tecnologia e a criatividade. A arquitetura me escolheu, sou antes de tudo uma humanista. A atuação do arquiteto abrange tanto a escala da cidade à da cadeira, estamos aptos a projetar pequenos ou grandes espaços para melhorar a vida e proporcionar conforto ao ser humano.

A arquitetura fascina, transforma pensamentos em forma, desenha a realidade urbana, o horizonte, a paisagem. Foi essa vontade de criar e de construir espaços que me trouxe a Rondônia em 1984, um estado novo, com tudo por se fazer e trazendo na bagagem experiência em habitação de baixa renda, urbanização em conjuntos habitacionais decorrentes dos três anos trabalhados no ex Banco Nacional da Habitação. Já em Rondônia tive a oportunidade de trabalhar na elaboração de quatro Planos Diretores Participativos, em dezesseis Planos Municipais de Habitação de Interesse Social e vários projetos ao longo desses 30 anos no estado todo desde o uso habitacional, ao assistencial a saúde, ao educacional, ao industrial, ao corporativo, ao institucional, mas sempre procurando inspiração nas pessoas e nos lugares. Fui Secretaria Municipal de Planejamento em três gestões diferentes bem como Inspetora do CREA Cacoal por um período de 10 anos.

Com isso aprendi que o crescimento profissional depende de trabalho duro e de como comunicar idéias. Nós arquitetos e urbanistas podemos visualmente comunicar nossas idéias e realizar sonhos se estivermos abertos a ouvir.

Considero a relação de cumplicidade entre cliente e arquiteto muito importante. Gosto que o cliente participe de todas as etapas do projeto, pois transformamos os seus sonhos em realidade e o sucesso de nosso trabalho esta na dedicação, na exclusividade e na agilidade no atendimento priorizando função, forma e custos com o objetivo de que o cliente consiga executá-lo como planejado. Nossa realização é a satisfação do cliente e com qualidade.

A profissão do arquiteto é antiga, mas uma das primeiras mulheres no mundo licenciadas em arquitetura foi Marion Mahony Griffin no século 18. A contribuição feminina na profissão de Arquiteto e Urbanista tem sido grande, mas o seu reconhecimento considero ainda pequeno. Aos poucos isso vem mudando, e o exemplo que sito é o da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, ganhadora do Premio Pritzker de Arquitetura que através do seu trabalho inovador e ousado atraiu atenção merecida para a participação feminina na profissão. Vários grandes outros nomes femininos podem ser citados como os de Sophia Hayden Bennett, Lina Bo Bardi, Kazuyo Sejima, Jeanne Gang, Julia Morgan, Denise Scott Brown, Julie Eizenberg, Gae Aulenti,Mayumi Souza Lima,Carla Juaçaba, são algumas das muitas mulheres que ajudaram a construir a historia da arquitetura e que serviram de inspiração para mim.

A Arquitetura e o Urbanismo esta se tomando uma profissão importante na sociedade, visto que reflete e propõe a organização do território e do espaço construído, tem uma vocação indiscutivelmente transformadora. A participação da sociedade na ordem social das cidades colocou em evidencia o profissional da Arquitetura e do Urbanismo, portanto vejo um amplo campo de trabalho para esses profissionais e perspectiva de melhoras na atuação desses profissionais. Formei-me no Rio de Janeiro minha cidade natal, mas escolhi Rondônia e a cidade de Cacoal para viver, morar e desenvolver-me como profissional. No começo as pessoas não conheciam e não entendiam o trabalho do arquiteto. Hoje vejo que esse trabalho é reconhecido e que vários jovens se inspiram nele escolhendo seguir a carreira de Arquiteto e Urbanista. Com muito orgulho.

 

Denyse Coelho de Azevedo:

 

 

Conheça alguns projetos dela:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

MOVIMENTO AUMENTO NÃO!

Destaques

ATENÇÃO: HOJE (30 DE JUNHO) É O ÚLTIMO DIA PARA QUITAR A ANUIDADE DO CAU 2023

Sem categoria

SLIDE: PRemio tcc

Pular para o conteúdo