Notícias CAU/BR

Hoje 08 de Novembro: Dia Mundial do Urbanismo

Feliz dia a todos os Urbanistas do Brasil e do Mundo

08110000

 

O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado em 08 de Novembro e com a data nos colocamos a refletir sobre a importância da cidade e o desenvolvimento do meio urbano e sua influência em nossas vidas. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo.

O profissional arquiteto e urbanista se destaca pela generalidade de seu trabalho, sendo um dos principais atores na promoção da mudança do meio urbano. Dentre as suas atribuições está habilitado a atuar em diversas áreas concernentes ao planejamento e execução de edificações, paisagismo e urbanismo.

Segundo a RESOLUÇÃO N° 51, DE 12 DE JULHO DE 2013, que dispõe sobre as áreas de atuação privativa aos arquitetos e urbanistas, especifica o projeto urbanístico como atividade especifica do profissional podendo ele ainda exercer segundo a RESOLUÇÃO N° 21, DE 5 DE ABRIL DE 2012, que dispõe sobre as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista:

 

  • Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infraestrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais, dentre outras.

 

O urbanismo se mostra uma das principais ferramentas ao solucionar os problemas existentes no meio podendo atuar no fomento a uma melhor mobilidade urbana, a preservação e gerenciamento dos recursos naturais, a moradia digna, o cuidado com meio ambiente urbano e a inclusão social de todos.

 

Publicado em 08 de Novembro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Nota de Repúdio

AU

Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia – XAMA

Destaques

Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Pular para o conteúdo