Notícias

Falece o arquiteto e urbanista Haruyoshi Ono, sucessor de Burle Marx

Parceria na Arquitetura Paisagística, durou quase 30 anos, desde que Haruyoshi entrou como estagiário no escritório de Burle Marx

 

Faleceu no Rio de Janeiro o arquiteto e urbanista Haruyoshi Ono. Ele foi discípulo, sócio e principal herdeiro artístico do paisagista Roberto Burle Marx. Os dois começaram a trabalhar juntos em 1965, quando Haruyoshi trabalhou como estagiário no escritório do mestre. Mexia com jardins desde jovem, habilidade ensinada pela mãe, Ekiko Ono, no jardim da família no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Ao se formar em Arquitetura, foi transformado de aprendiz em sócio e durante quase 25 anos desenvolveu junto com Burle Marx projetos de renome no Brasil e exterior.

 

Praça da Revolução (AC)

 

Depois da morte de Burle Marx, Haruyoshi se tornou o titular do escritório Burle Marx & Cia. Ltda. e deu continuidade à criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior. Assim como Burle Marx, ele também se interessou pela arte do mosaico, sendo de sua autoria diversos painéis já executados em residências e condomínios particulares, bem como em centros empresariais. Entre os projetos de destaque do escritório estão a Praça da Revolução (AC), o mobiliário urbano do Museu do Amanhã (RJ), Vila dos Atletas (RJ), o Eixo Monumental (Brasília) e Kuala Lumpur City Centre Park (Malásia).

 

Kuala Lumpur City Centre (Malásia)

 

Tratava com naturalidade ser lembrado como discípulo de Burle Marx. “Me chamam assim, não é? E é verdade, é como me sinto e continuo sendo, porque eu sigo os seus conceitos e não nego isso”, afirmou em entrevista à revista Vitruvius. “Ainda hoje, a percepção de Roberto ao avaliar e enfocar um problema compositivo serve de exemplo para mim, porque ele foi meu professor e mestre de verdade. Sem dúvida, no diálogo criativo que acontecia entre nós no dia a dia, suas ponderações frequentemente prevaleciam, mas nunca eram impositivas ou impostas. Realmente havia uma grande interação entre nós”. Leia aqui a entrevista. 

 

Haruyoshi Ono e Burle Marx

 

Seus filhos, Isabela Ono e Julio Ono, a arquiteta e esposa Fatima Gomes, e seu sócio, Gustavo Leivas; que trabalham com ele há mais de 20 anos, permanecem à frente dos projetos e do acervo paisagístico, dando continuidade ao seu legado.

 

Publicado em 23/01/2017

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo