Notícias

EVENTO: Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural

 

 

O Ministério Público de Rondônia discutirá a restauração e a manutenção do patrimônio histórico e cultural do Estado com empresários, profissionais de arquitetura e sociedade em geral, durante o primeiro evento voltado para o tema, a ser realizado nas próximas quinta e sexta-feira (25 e 26/6), na sede do MPRO na Capital. Na ocasião, serão abordados assuntos como as restaurações da Câmara de Vereadores no Município de Porto Velho e das fachadas de prédios da Avenida Sete de Setembro.

Sob a organização do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural (CAOP-MA), o I Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural tem como parceiros o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRO), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fecomércio e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O evento tem como objetivo fomentar a interação entre o Poder Público, a sociedade civil e a comunidade acadêmica para resgatar e valorizar o patrimônio do Estado de Rondônia.

Programação

O Seminário terá início na quinta-feira (25), às 8h30. No primeiro dia, a programação será composta pelas palestras “Introdução ao Patrimônio Histórico”, a ser ministrada pelo arquiteto do Iphan/RO, Giovani Barcelos; e pelo “Processo de Tombamento e Atribuições do IPHAN”, a ser apresentada pela superintendente do Iphan/RO, Mônica Castro de Oliveira.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Luís Fernando Cabral Barreto, falará sobre a “Atuação do Ministério Público em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural”. Às 16h, será proferida a palestra “Gestão de Cultura e de Bens Culturais”, pela Coordenadora de Gestão e Fomento do Iphan, Sandra Rafaela Magalhães Corrêa.

Já no segundo dia do evento, às 8h30, será tratado o tema “Restauração da Câmara de Vereadores no Município de Porto Velho”, pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marcos Antônio Domingues Teixeira; e, às 9h20, a “Restauração do Forte Príncipe da Beira”, pelo arquiteto do Iphan, Giovani Barcelos. Às 10h30, haverá apresentação de projeto “Restauração das Fachadas dos Prédios da Avenida Sete de Setembro”, em Porto Velho, que será abordado pelos arquitetos Vann Oliveira e Vanessa Carvalho.

O seminário é aberto à sociedade em geral, acadêmicos de Arqueologia, História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e classe empresarial. Aqueles que desejarem obter certificado deverão efetuar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.mpro.mp.br/web/caop-meio-ambiente/eventos, até a próxima terça-feira (23/6). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-3979 ou pelo e-mail caoma@mpro.mp.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo