Destaques

Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

O Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – CAEAS está avaliando a viabilidade de realização do curso em Porto Velho.
O CAEAS tem por objetivo oferecer subsídios para pesquisa, compreensão e concepção de qualquer estabelecimento de saúde (Hospitais, Prontos-socorros, Maternidades, Clínicas, Laboratórios, Consultórios, etc), e também para elaboração dos respectivos projetos físicos.
O Curso abordará questões normativas, funcionais e projetuais, auxiliando a compreensão da arquitetura e engenharia de EAS.
Se você tem interesse neste tema, leia (há mais informações sobre o curso) e preencha o formulário de pesquisa que o CAEAS está compartilhando para avaliar o interesse de profissionais e estudantes de Rondônia.

 

LINK PARA FORMULÁRIO DE PESQUISA DE INTERESSE:
https://goo.gl/forms/o573v4qkWaVsu1EZ2

 

ATENÇÃO: Aos arquitetos e urbanistas regulares com o Conselho será concedido 10% de desconto quando o curso iniciar no Estado.

 

O objetivo é avaliar o interesse, e consequente viabilidade para realização do CURSO DE ARQUITETURA DE ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE – CAEAS na cidade de PORTO VELHO – RO.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Os investimentos em saúde estão em uma escalada sem volta em todo o mundo. O desenvolvimento tecnológico vem oferecendo novas oportunidades para o incremento da qualidade de vida dos povos com acesso a saúde pública. Os riscos são diminuídos e o resultado, já visível, é o aumento da longevidade das populações de todo o planeta.

Dentro desta lógica, os estabelecimentos assistências de saúde tem papel importante no processo de cura e manutenção da saúde. Esses edifícios, acompanhando a evolução das ciências médicas e das indústrias de tecnologias envolvidas, estão se tornando cada vez mais complexos, com características não encontradas em outros tipos de edificações. Para atender esse novo paradigma, é necessário formar pessoas para atuação neste cenário singular.

O Curso de Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – CAEAS tem por objetivo oferecer subsídios para pesquisa, compreensão e concepção de qualquer estabelecimento de saúde (Hospitais, Prontos-socorros, Maternidades, Clínicas, Laboratórios, Consultórios, etc), e também para elaboração dos respectivos projetos físicos. O Curso abordará questões normativas, funcionais e projetuais, auxiliando a compreensão deste universo altamente complexo.

SOBRE O CAEAS:

O CAEAS é um curso LIVRE, presencial, para instrução acadêmica e aperfeiçoamento profissional, com 80 horas / aula de duração, divididas em 10 módulos mensais de 8 horas / aula (1 módulo por mês).

O CAEAS é dividido em 3 Partes:
Parte I – Módulo de Introdução a Arquitetura de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (8h/aula);
Parte II – 8 Módulos (64 horas / aula) que apresentarão análise crítica (arquitetônica) das principais Unidades Funcionais que compõem um EAS;
Parte III – Metodologia de Projeto de Arquitetura de grandes áreas e funções complexas.

Obs.: Apenas os 2 módulos iniciais são pré-requisitos para os demais. Ou seja, a partir do 3 módulo o participante poderá escolher os temas (ou unidades funcionais) de seu interesse

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

PARTE I – INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE EAS – 8 hs.
A evolução da edificação Hospitalar – Da antiguidade ao Hospital Tecnológico do século XXI como forma de entender o futuro dos EAS; 2. O significado e a abrangência do termo EAS; 3. As normas brasileiras para projetos de EAS como garantia de qualidade e segurança para todos os usuários (pacientes e profissionais) envolvidos no processo assistencial; 4. O Programa de atividades como resposta as demandas e necessidades da população a ser atendida; 5. O pré-dimensionamento físico e Plano Diretor como ferramenta de verificação de viabilidade física e de custos estimados do empreendimento; 6. Os grupos de atividades principais e sua organização física-espacial pré-definindo uma “anatomia” desejada para EAS; 7. Os usuários dos EAS, suas expectativas e interferências no planejamento de acessos e circulações; 8. O risco biológico como fundamento para definição de cuidados em soluções arquitetônicas, equipamentos e na especificação de materiais de acabamentos; 9. As instalações ordinárias e especiais de um EAS; 10. O Impacto das normas de segurança contra incêndios na arquitetura das edificações de saúde; 11. A metodologia da Vigilância Sanitária na validação dos projetos de edificações de saúde;

PARTE II – AVALIAÇÃO DE PROJETOS – 64 hs
Análise crítica da organização funcional e da estruturação física arquitetônica de unidades funcionais de serviços de saúde, e suas instalações ordinárias e especiais; Análise de projetos de EAS, Fluxogramas, Setorização e equipamentos.

P.II – MÓDULO I – AMBIENTES DE APOIO E SERVIÇOS DE APOIO – 8 hs
Espera e Recepção, Registro de Pacientes, Marcação de Exames, Entrega de Exames, Posto de Enfermagem, Sala de Serviços de Enfermagem, Prescrição Médica, Conforto Médico, Rouparia, Copa, Salas de Laudo, Brinquedoteca, Fraldário, Sanitário e Banheiro Acessíveis, Antecâmara, Vestiário de Barreira, Vestiários, Sala de Utilidades, Sala de Lavagem de Carrinhos, Depósito de Materiais e Equipamentos, Depósito de Materiais de Limpeza, Área para Macas e Cadeiras de Rodas, Sala de Rack, Sala de Quadros Elétricos, Pavimento Técnico, Sala de Máquinas, Shafts, Central de Utilidades.
Central de Materiais e Esterilização
Serviço de Processamento de Roupas
Depósito de Resíduos Sólidos
Abrigo Gases Medicinais

P.II – MÓDULO II – CENTRO CIRÚRGICO E SERVIÇO DE ENDOSCOPIA – 8 hs;

P.II – MÓDULO III – INTERNAÇÃO GERAL E UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA – 8 hs;

P.II – MÓDULO IV – CENTRO DE PARTO NORMAL, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAL – 8 hs;

P.II – MÓDULO V – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, NUTRIÇÃO ENTERAL, LACTÁRIO, BANCO DE LEITE HUMANO, FARMÁCIA E NUTRIÇÃO PARENTERAL – 8 hs;

P.II – MÓDULO VI – DIÁLISE, QUIMIOTERAPIA, MEDICINA NUCLEAR E LABORATÓRIOS – 8 hs;

P.II – MÓDULO VII – IMAGENOLOGIA E MÉTODOS GRÁFICOS – RAIO X, MAMOGRAFIA, DENSITOMETRIA, TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA, HEMODINÂMICA, ULTRASSOM, ELETROENCEFALOGRAFIA, ELETROCARDIOGRAFIA, ERGOMETRIA, AUDIOMETRIA, MAPA-HOLTER – 8 hs;

P.II – MÓDULO VIII – ATENDIMENTO AMBULATORIAL – CLÍNICAS E HOSPITAL DIA E ATENDIMENTO IMEDIATO (PRONTO SOCORRO) – 8 hs.

PARTE III – METODOLOGIA DE PROJETOS – 8 hs
Metodologia de projeto como ferramenta indispensável para elaboração de projetos de grandes áreas e funções complexas.

PROFESSORES:

Prof. Esp.: Thomé de Medeiros Raposo
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula – RJ (1987); Especialista em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Nilton Lins – AM (2003); Especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde pela Universidade Federal da Bahia – BA (2005); Professor de graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo e ex-professor de pós- graduação em Administração Hospitalar (2004>2006), ambos na Universidade Nilton Lins; Foi arquiteto da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas; Participou de vários congressos, cursos e treinamentos voltados para projetos de edificações de saúde. É autor de inúmeros projetos para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, destacando-se os Hospitais Federais Universitários do Acre e Amazonas (HUGV), Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, Hospital do Sangue do Amazonas e os Centros Especializados em Reabilitação do Ministério da Saúde que estão sendo construídos em mais de 40 municípios em todo o país. Titular do escritório PROJETO H, especializado em projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Atua desde 2001 em projetos de EAS.

Prof. Esp.: Robson Roberto Rosa
Graduado em Engenharia de Controle e Automação (FPJ), Especialista em Engenharia e Manutenção Hospitalar (FEI), Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV), mestrando em Engenharia Elétrica (UFAM), mestrando Gestão de Saúde (FGV); Engenheiro – Gestor de Manutenção e Tecnologia da Informação no Hospital Delphina Aziz (Parceria Pública Privada) desde a sua construção; Docente na cadeira de gerenciamento de projetos na Universidade Nilton Lins e Fundação Getúlio Vargas; Experiência nacional e internacional: FIFA (Arena da Amazônia) ; Coca-Cola (México, Paraguai e América Latina); Ambev (República Dominicana e América Latina); Construtora Andrade Gutierrez; Abengoa – Hospital Delphina Aziz; dentre outras, respondendo pela execução e gerenciamento de projetos/contratos de obras e fornecimento de equipamentos, contratação e supervisão de pessoal e colaboradores técnicos, especificações e instalações de equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, sistemas de climatização em geral, validação de processos, supervisão de atividades e visitas técnicas.

PARA SABER MAIS ACESSE:
https://www.facebook.com/cursodearquiteturadeeas
INSTAGRAM: @projeto.h_arq

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Que Árvore devo plantar?

ANUIDADE

Último dia para pagar a anuidade do CAU com 10% de desconto !

Destaques

CAU/RO e SMD discutem ações dos distritos de Porto Velho

Pular para o conteúdo