Notícias

Conselho Consultivo aprova por unanimidade tombamento de estações telegráficas em Rondônia

Proposta visa incluir a antiga estação telegráfica do município de Ji-Paraná (RO) no Livro de Tombo Histórico

 

Museu das Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná (RO).

 

 

Nesta quarta-feira,  25 de novembro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, aprova por unanimidade o tombamento dos prédios das estações telegráficas construídas pela Comissão Estratégica de Linhas Telegráficas de Cuiabá a Porto Velho (Comissão Rondon), em Vilhena e Ji-Paraná, ambos no estado de Rondônia.

As duas antigas estações telegráficas são um dos poucos vestígios restantes do desbravamento e ocupação da região Norte, Centro-Oeste e, em especial, em Rondônia. Ambas são consideradas testemunhas concretas de uma política específica de integração nacional, da região Norte com o restante do País e de um momento da história da tecnologia no Brasil, com o surgimento das telecomunicações.

Construindo a integração nacional
As duas estações foram construídas entre 1892 e 1915, sendo parte de um grande projeto de integração nacional, comandado por Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável pela construção de linha telegráfica estratégica entre Mato Grosso e Amazonas. Implantadas com recursos públicos, a estação de Ji-Paraná foi repassada à guarda municipal, permanecendo a de Vilhena em poder da União, por estar situada em área militar.

A construção da Estação Telegráfica de Vilhena data do início dos anos 1900, a pedido de Cândido Mariano da Silva Rondon, que chefiava a Comissão Rondon, e destinava-se ao uso como estação telegráfica. O Posto Telegráfico deu origem à cidade de Vilhena, e durante quase 50 anos foi o registo da passagem de pessoas pela região. Em 1988, a estação foi transformada no Museu Marechal Cândido Rondon, popularmente conhecido como Casa de Rondon. Em Ji-Paraná, a Estação Telegráfica, inaugurada em 1914, tornou-se o Museu das Comunicações Marechal Rondon e tem em seu acervo peças que fazem parte da história da construção da linha e posto telegráfico da estrada Madeira Mamoré.

Conselho Consultivo
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil  (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

Serviço:
Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data:
 25 de novembro de 2015, às 11h
Local: Sede do Iphan – SEPS 713/913 Bloco D – Ed Iphan – Asa Sul – Brasília – DF

 

 

Republicação: IPHAN

Link matéria: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3393/conselho-consultivo-aprovou-por-unanimidade-tombamento-de-estacoes-telegraficas-em-rondonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo