Notícias

Centro Universitário adota Manual do Arquiteto no currículo oficial

Unifieo, em São Paulo, adotou o livro como material de introdução à prática profissional

manual-do-arquiteto-3-768x355

 

O Manual do Arquiteto e Urbanista, lançado pelo CAU/BR em 2015, agora faz parte do currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifieo, centro universitário de Osasco (SP). O livro é leitura obrigatória nas disciplinas Prática Profissional e Introdução à Arquitetura e Urbanismo, que fazem parte do primeiro semestre do curso. “O objetivo é mostrar ao aluno a realidade do CAU e como funciona um escritório no dia-a-dia”, afirma o professor Ângelo Melli, coordenador do curso. “É uma coisa que o alunos tem que começar a mexer desde já, não precisa se formar para ter acesso ao material”.

 

O livro traz as principais informações que dizem respeito à prática legal da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom exercício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. A produção do material foi coordenada pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), composto pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com a colaboração da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Baixe aqui a versão interativa do Manual do Arquiteto e Urbanista.

 

“É um material que orienta sobre é que a atividade e o que é Arquitetura, inclusive destacamos uma definição do Lucio Costa sobre Arquitetura que faz parte do Manual”, diz o professor. “Me parece um instrumento fundamental para os alunos, bem elaborado e didático”.

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifieo acabou de ser lançado, começou sua primeira turma em 2016, com 56 alunos no período noturno. Segundo o professor Ângelo Melli, o curso atraiu interesse de vários municípios vizinhos à capital, boa parte deles vindos de escolas públicas.

 

Publicado em 15/06/2016

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo