Notícias

CAU/RO realiza I Seminário de Ensino e Prática Profissional

Com a presença da Comissão de Exercício e Formação do CAU/BR, o I Seminário de Ensino e Prática Profissional do CAU/RO ofereceu palestras e capacitações para os coordenadores de curso das Instituições de Ensino Superior – IES do estado.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO, através de sua Comissão de Ensino Formação e Exercício Profissional – CEFEP, realizou durante o dia 29 de maio de 2017 o I Seminário de Ensino e Prática Profissional do CAU/RO, que contou com a presença do Coordenador da Comissão de Exercício e Formação – CEF do CAU/BR, arquiteto e urbanista Jose Roberto Geraldine Junior e sua equipe.


Na oportunidade foram debatidos temas centrais e de suma importância sobre ensino e formação dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e em Rondônia, dentre eles o ‘’Cadastros de cursos e Procedimentos com Experiências de Êxito’’, ‘’Legislações educacionais e Calculo de Tempestividade’’, ‘’ Registro de Profissionais Estrangeiros ’’, ‘’Ações do CAU/RO em conjunto com as IES públicas’’, ‘’ Diretrizes Curriculares Nacionais’’, ‘’Atual cenário das IES de arquitetura e urbanismo no Brasil’’, além do ‘’ Ensino a distância da Arquitetura e Urbanismo no Brasil – EAD’’.


O I Seminário de Ensino e Pratica profissional do CAU/RO teve início pela manhã, na sede do CAU/RO, com o treinamento ministrado pela assessora da CEF do CAU /BR, Daniele Gondek, direcionado aos coordenadores das instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo do estado, tendo como objetivo capacitar e esclarecer quanto ao uso da ferramenta SICCAU para as instituições formadoras.


Simultaneamente ao treinamento, teve início a Reunião Especial da Comissão de Ensino Formação e Exercício Profissional do CAU/RO – CEFEP que contou com a participação do Coordenador da CEF do CAU /BR, Jose Roberto Geraldine Junior, e dos Conselheiros titulares do CAU/RO, Stainner Barbosa Barbosa – Coordenador da CEFEP, Cristóvão Otero de Aguiar Araújo e Giovani da Silva Barcelos. Na reunião de comissão foram debatidos assuntos inerentes ao desenvolvimento do ensino da Arquitetura e Urbanismo na região, de modo que possam ser promovidas ações conjuntas com a CEF do CAU /BR, que resultem no aprimoramento do ensino e, consequentemente, da boa prática profissional no Brasil, podendo ainda se estender aos países da fronteira.

 

Durante a tarde ocorreu a Reunião das Comissões com os Coordenadores dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, contando com a participação de representantes de instituições privadas e públicas que oferecem o curso no estado, realizada na sede do IPOG em Porto Velho, sendo aberta ao público. Na ocasião, foram debatidas e esclarecidas pautas como o cadastro do curso junto ao Conselho e o programa de acreditação de cursos do CAU, o intuito foi de fomentar a adesão e o envolvimento dos coordenadores de curso, promovendo uma relação de proximidade entre as IES de Rondônia e o CAU/RO.

 


O I Seminário de Ensino e Prática Profissional do CAU/RO foi encerrado com a palestra ‘’ O Ensino da Arquitetura e Urbanismo no Brasil ‘’, ministrada pelo Coordenador da CEF do CAU/BR, no auditório da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Profissionais arquitetos e urbanistas, docentes e acadêmicos da área estiveram presentes, o evento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho.


O CAU/RO busca com estes eventos promover um maior aprofundamento das discussões sobre o ensino e a formação em Arquitetura e Urbanismo no estado, influenciando na construção das suas diretrizes e melhoria das práticas profissionais.

 

Publicado em 31 de maio de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo