Notícias

CAU/BR empossa novos conselheiros e homenageia gestão fundadora | CAU/BR

 

Os novos conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) tomaram posse nessa segunda-feira (15/12), em Brasília, em evento comemorativo ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Os 28 representantes (27 das unidades da federação e um das instituições de ensino superior) e respectivos suplentes, eleitos para a segunda gestão do CAU/BR, têm mandato de três anos – de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2017.

 

Eles foram empossados pelo arquiteto e urbanista Amilcar Chaves, coordenador da Comissão Especial Eleitoral Nacional. “Vencido o processo desses três primeiros anos, chegamos ao estágio de amadurecimento e de consolidação do CAU. Os que tomam posse aqui agora prosseguem para os três anos de amanhã, e tem como missão seguir nesse trabalho de fortalecimento do nosso Conselho”, declarou. Também estiveram presentes os demais membros da Comissão Especial Eleitoral Nacional, os arquitetos e urbanistas Rodrigo Capelato, Ângela Canabrava Buchmann e Valeska Peres Pinto.

 

 

O conselheiro federal Renato Luiz Nunes, que tomou posse na cerimônia e se tornou o decano da nova gestão CAU/BR, falou em nome dos eleitos. “Quero destacar dois momentos: em 1959, quando era estudante universitário, e nós perdemos a chance de nos tornarmos independentes do Confea [Conselho Federal de Engenharia e Agronomia], o que iniciou uma fase de desprestígio da Arquitetura e Urbanismo no Brasil; e hoje, com o CAU/BR se consolidando e a posse desse grupo novo, que tem muito a fazer – depende do nosso esforço resgatar isso agora”, afirmou. Clique AQUI e veja mais fotos da cerimônia de posse.

 

No evento, foi feita ainda uma homenagem aos primeiros presidentes dos CAU/UF e aos conselheiros federais da gestão fundadora do CAU/BR. Eles receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados na implantação dos CAU em todo o país das mãos do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro; da secretária-executiva do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas, Letícia Hardt; e do presidente do CAU/RN, Raquelson Lins, que representou todos os CAU/UF.

 

“Entusiasmo os olhos”

 

 

No discurso de abertura da solenidade, o presidente Haroldo Pinheiro agradeceu ao empenho do grupo que ajudou a construir o CAU e continua colaborando para o aprimoramento da instituição. “A tarefa de implantação e desenvolvimento do nosso Conselho parece que começou ontem, tal o entusiasmo que a gente ainda vê nos olhos dos colegas”, ressaltou.

 

O presidente destacou ainda os primeiros funcionários do Conselho, que continuam atuando: Mirna Lobo, Eddi Yamamura, Filomena Paulos, Carlos Medeiros e Cecy Cavalcanti. “Não tínhamos recursos, não tínhamos local, e durante um mês essas pessoas trabalharam sem parar para que o CAU fosse instalado no dia 15 de dezembro de 2011”, disse.

 

Haroldo Pinheiro lembrou também arquitetos e urbanistas falecidos durante os primeiros três anos da história da instituição e que foram fundamentais para a criação do Conselho e para a consolidação da profissão no Brasil. Entre eles, destacou Oscar Niemeyer, cuja data de nascimento foi adotada como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista; João Filgueiras Lima, o Lelé, com quem o presidente trabalhou durante toda a vida; e Miguel Pereira, ex-vice-presidente da UIA, primeiro conselheiro federal por São Paulo e um dos principais articuladores da fundação do CAU.

 

Acordos com Riba e MEC

 

 

A cerimônia contou ainda com a assinatura de dois acordos de cooperação. Um deles foi com o Royal Institute of British Architects (Riba), principal entidade de Arquitetura e Urbanismo do Reino Unido. “Tenho a felicidade de encerrar minha atividade como conselheiro federal assinando esse convênio com a Grã-Bretanha. Nós não podemos ficar presos ao nosso próprio perímetro e eu vejo, nesse convênio, uma oportunidade fantástica de trabalhar em diversas áreas que ambos os países podem permutar conhecimento”, afirmou o coordenador da Comissão Especial de Relações Internacionais do CAU/BR, Roberto Simon.

 

Para o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, que participou da solenidade de assinatura do documento, “É o momento certo para esse convênio entre os dois países nessa área, porque estou vivendo num Brasil que está se transformando a uma velocidade como nunca vi em nenhum outro país onde morei no mundo, que tem enormes oportunidades e que precisa de profissionais cada vez mais qualificados”. O presidente do Riba, Stephen Hodder, comemorou a assinatura do acordo. “Estamos muito contentes por ter a oportunidade de contribuir para o crescimento do CAU. Esperamos estar preparados para desenvolver essa parceria ao longo dos próximos anos”, disse.

 

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil firmou também, na cerimônia, um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação. A parceria prevê a participação do CAU/BR na avaliação, autorização, reconhecimento e renovação de currículos de cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo em todo o país.

 

Rubens Oliveira Martins, assessor especial do MEC, representou o ministro da Educação, Henrique Paim, e a secretária Nacional de Regulação da Educação Superior, Marta Abramo, na assinatura do termo de cooperação. “O acordo dará aos alunos a garantia de que a ação de supervisão do Ministério vai contar com a capilaridade que o CAU tem no Brasil inteiro, com seus conselheiros e suas estruturas de conhecimento in loco, que podem ajudar a identificar mais rápido possíveis problemas e demandas”, afirmou.

 

 

O coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, conselheiro federal Fernando Diniz, disse as conquistas nessa área se devem ao apreço dos conselheiros pelo tema e pela aproximação e troca de ideias com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), o Conselho Nacional de Educação, o Ministério da Educação e as comissões de Ensino e Formação dos CAU/UF. Fernando Diniz ressaltou que “Com o cadastro do CAU, nós podemos saber quantas vagas existem no país, quantos alunos estão se graduando, onde eles estão e em que estão trabalhando – tudo isso em tempo real. Podemos então identificar quais são as áreas saturadas e carentes, e esse acordo vai possibilitar o intercâmbio dessas informações – o que terá grande contribuição para a melhoria no ensino de Arquitetura e Urbanismo no país”.

 

Eleição do presidente e dos vice-presidentes

 

A eleição para a escolha do presidente, 1º vice-presidente e 2º vice-presidente do CAU/BR para o triênio 2015/2017 ocorrerá no dia 08 de janeiro, durante a 38ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho. São eleitores os 28 conselheiros federais (26 representantes dos Estados, um do Distrito Federal e um das instituições de ensino superior).

 

Para alguns dos presidentes das entidades de Arquitetura e Urbanismo presentes na posse dos novos conselheiros federais, a segunda gestão do CAU/BR terá como grande desafio ampliar a trilha aberta para a recuperação da imagem da profissão. “A primeira gestão foi fruto de um trabalho brilhante, que tem como marca a liderança de Haroldo Pinheiro”, declarou Sérgio Magalhães, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). “Caberá agora à segunda gestão consolidar essa conscientização da sociedade sobre o valor do projeto e do planejamento. As dificuldades que nossas cidades vivem no momento demonstram de forma drástica a necessidade da recuperação do espaço construído”, completou.

 

Jeferson Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), disse que está otimista com a gestão prestes a se iniciar. “Há quatro anos o CAU foi criado e, há três, implantado. Nós saímos do zero, tivemos um período de transição, mas o CAU soube se estruturar com garra e vontade. A categoria conseguiu, de foram fantástica, corresponder à missão que a sociedade nos delegou ao criar um conselho uniprofissional. O CAU, junto com todas as entidades da Arquitetura e da Engenharia, conseguiu impedir a generalização da modalidade diferenciada de contratação de obras públicas sem projeto completo. Há pouco, tivemos importante vitória na Justiça restabelecendo os preceitos da Resolução 51 do CAU/BR, que define as atribuições privativas dos arquitetos e urbanistas. O desafio maior agora é estruturar a fiscalização, o que não compete só aos CAU. Todas as entidades devem contribuir no processo”.

 

Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), também enfatizou que o momento é mais do que oportuno para o resgate do valor do projeto e do planejamento. “É preciso que todos saibam que uma decisão que se toma hoje quanto a um projeto terá repercussões por cem anos, que é o tempo médio de vida de uma construção. É nossa responsabilidade trabalhar pela qualidade do ambiente construído, pela economia de recursos naturais, pela sustentabilidade. Nosso desafio, o desafio do CAU, é levar essa consciência para a sociedade, dentro do entendimento de que o planejamento também deve se democratizar, com o envolvimento da população nas fases iniciais de diagnóstico e abertura de alternativas”.

 

Autoridades presentes

 

 

O evento, ocorrido no Clube Naval de Brasília, foi apresentador pelo jornalista Paulo Markun e contou com a presença de conselheiros federais titulares e suplentes, presidentes de CAU/UF e de representantes de entidades e de governos. Compareceram ainda representantes de entidades regionais de Arquitetura e Urbanismo, jornalistas especializados no assunto, arquitetos e urbanistas e professores universitários.

 

Destaque para as presenças de Carolina Baima Cavalcanti, gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades; Thiago de Andrade, próximo secretário de Gestão Territorial e Habitação do Distrito Federal; Sérgio Magalhães, presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Jeferson Salazar, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); Fernando Costa, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea); Eduardo Sampaio Nardelli, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA); Letícia Hardt, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e secretária-executiva do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU); e Baden Powell, diretor de Relações Externas da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

 

A cerimônia contou com o apoio da Editora Arco e da Revista ProjetoDesign.

 

 

 

Fonte: CAUBR – Publicado em 16/12/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo