Notícias

Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior: Participe da oficina gratuita em Foz do Iguaçu

Iniciativa inédita vai ampliar mercados para arquitetos e urbanistas nas áreas de fronteira. Primeira oficina acontece no dia 31/3 em Foz do Iguaçu (PR)

 

Arquitetos e urbanistas brasileiros que vivem perto de áreas de fronteira receberão treinamento especializado para realização de projetos e execução de obras em outros países. O programa Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior vai promover, entre os meses de março e junho, cinco oficinas gratuitas de capacitação em vários pontos do Brasil, com o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente em países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.

 

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).  Apoiam a iniciativa a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).  Os objetivos das oficinas são os seguintes:

 

  • Posicionar internacionalmente os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo que atuam em regiões de fronteira;
  • Capacitar os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo fronteiriços a atuarem na Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa;
  • Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo.

 

O coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Diniz (PE), destaca que desde 2014 a comissão tem buscado se aliar a instituições estrangeiras com o objetivo de fortalecer a atuação da Arquitetura nacional pelo mundo. “Queremos ampliar o mercado e aumentar nossa presença no exterior, tanto em termos econômicos como culturais”, afirma. “O Brasil precisa explorar melhor o potencial desses escritórios de fronteira, nessas áreas existem demandas locais que são muito importantes para o desenvolvimento regional”.

 

A primeira oficina, com inscrições já abertas para arquitetos e urbanistas de todo o país, será realizada no dia 31 de março em Foz do Iguaçu (PR), em parceria com o CAU/PR. Serão 100 vagas, 70 delas destinadas aos profissionais do Paraná e outras 30 aos profissionais do restante do Brasil. A agenda das oficinas é a seguinte:

 

  • Foz do Iguaçu (PR): 31 de março. Inscreva-se já!
  • Santana do Livramento (RS): 12 de abril
  • Chapecó (SC): 18 de maio
  • Dourados (MS): 1 de junho
  • Macapá (AP): 29 de junho

 

 

Recomendamos a leitura dos seguintes textos antes da inscrição:

 

 

Publicado em 13/03/2017

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo