Notícias

Atuação: CAU/RO apoia campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

CAU/RO a convite da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Velho – SEMUSA participa da campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO, na última Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, esteve presente em ação articulada junto a SEMUSA, conforme acertado em reunião estratégica de controle e combate a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti.

O CAU intervirá ativamente na campanha de combate ao mosquito, buscando assim cooperar nos bons hábitos de higienização a fim de evitar o aumento de focos desse indesejado invasor.

Dirigindo-se as zonas estratégicas, com o apoio de agentes da saúde e de meio ambiente, o conselho tem o intuito de minar os principais pontos de proliferação do mosquito, entre eles os canteiros de obras espalhados pela cidade.

 

Equipe do CAU/RO e agentes da saúde participando de ação preventiva de combate ao mosquito Aedes Aegypti em zona de risco no Bairro Ulisses Guimarães, Porto Velho – RO.

 

É importante ressaltarmos que toda a informação colhida em campo sobre a Dengue, Febre Chikungunya e o Zika vírus, será arquivada e alimentará o Relatório de Situação que compõe o Sistema Nacional de Vigilãncia em Saúde, publicação editada pelo Ministério da Saúde.

“Para evitar o alastramento da doença, um esforço de comunicação se fez necessário, a fim de conscientizar o profissional da construção civil além da população em geral a reforçarem o combate ao Aedes Aegypti.” cita Audrey Fayands C. Macedo (Fiscal do CAU/RO).

 

O mosquito Aedes Aegypti , principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, esta drasticamente inserido no ambiente urbano, lugar onde encontra condições favoráveis para a sua reprodução, principalmente nas localidades que sofrem com indícios decorrentes de uma urbanização desordenada.

O CAU/RO reforça o apelo ao profissional Arquiteto e Urbanista e aos demais profissionais da construção civil, para a constante vigilância e zelo na manutenção da higiene do seu ambiente de trabalho: os canteiros de obras. Deve-se  também manter sempre o correto controle sobre a gestão e descarte dos resíduos gerados pela construção, ações que facilitam o controle e a eliminação dos focos.

Infelizmente ainda não existe vacina ou remédio que possa combater de forma efetiva as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Mas uma coisa é certa, todas elas podem levar à morte ou deixar sequelas irreversíveis a saúde, sendo assim à prevenção se torna a principal arma contra a disseminação das doenças.

Quais os sintomas?

Dengue: Febre alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, que pode durar de dois a sete dias, acompanhada de dores de cabeça ( no corpo e nas articulações), prostração, fraqueza, erupção, coceira na pele e dor atrás dos olhos.

Chikungunya: Febra alta e de início rápido, forte dores nas articulações de pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer dores de cabeça e nos músculos além de manchas vermelhas na pele.

Zika Vírus: Febre baixa dor de cabeça e dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. O contagio do Zika em gestantes pode estar associada à microcefalia (má formação do cérebro em bebes infectados), e a síndrome de Guillain-barre que provoca inflamação nos nervos e paralisia.

Como combater?

No caso da Dengue, Chikungunya e Zika o combate ocorre com a eliminação do Aedes Aegypti em imóveis residenciais ou comerciais em lugares que possam armazenar água, abrigar e proliferar as larvas do mosquito. Podemos encontrar vários em uma obra focos abrigados em uma obra, entre eles podemos citar: recipientes diversos (bacias, garrafas, pratos, telhas, canos, etc.), caixas d´água destampadas, cisternas, poços sem armazenamento adequado, toneis, lajes, carrinhos de mão, caçambas de lixo, entre outros.

Como prevenir?

A prevenção se dá por meio de simples atitudes como: utilizar telas de proteção e/ou mosquiteiros em janelas e portas de casa, utilize calças compridas (causas e blusas) e de cores claras, utilize repelentes nas áreas do corpo expostas, aplique inseticida no ambiente de trabalho (conforme as especificações do produto), guarde garrafas e recipientes abertos com tampas viradas para baixo, limpe calhas e lajes evitando assim o acumulo de água, jogue o lixo em sacos plásticos e lixeiras tampadas (longe de animais), estique lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos para evitar poças d´água, coloque uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água dos ralos que não tiverem o sistema de abrir e fechar.

Como denunciar?

Quando você detectar um foco do mosquito que não pode ser eliminado por motivos diversos, (difícil acesso ao lugar infectado, nível avançado de disseminação das larvas em criadouro identificado, entre outras razões), entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua localidade, para que as medidas de erradicação e profilaxia sejam tomadas corretamente.

 

É importante lembrar que manter objetos que e/ou situações que possam manter a água parada com potencial para procriação e disseminação do mosquito Aedes Aegypti constitui infração sanitária, estando sujeito a multa pecuniária aplicada pelo município.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo