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Arquitetura e Urbanismo não é luxo. É necessária e acessível


Arquitetura e Urbanismo não é luxo. É necessária e acessível

Desmistificar o estereótipo de que o trabalho do arquiteto e da arquiteta é caro ou se restringe às obras monumentais, além de ampliar a visão da sociedade quanto aos benefícios que a profissão gera para o indivíduo e para a coletividade, são os objetivos da campanha Mais Arquitetos 2022.

Arquitetura e Urbanismo não é luxo. É a chave para qualidade de vida em casa e na cidade. Arquitetura e Urbanismo pode melhorar sua saúde, sua rotina, e até mesmo as relações com sua comunidade. Arquitetura e Urbanismo é assim um instrumento de transformação de interesse geral. E é acessível para todos e todas.

Iniciada na primeira semana de julho, a nova campanha de valorização profissional promovida pelo CAU Brasil se prolongará até o final de novembro. O público alvo é a população em geral, com uma ênfase maior, em setembro, nos gestores públicos.

São cinco os temas a serem explorados:

  • ACESSIBILIDADE E RESPEITO: o profissional de Arquitetura e Urbanismo como agente da melhoria da acessibilidade nas ruas e nos prédios e no planejamento de espaços que proporcionem segurança para mulheres, pessoas com deficiência, crianças e idosos, bem como possibilitem conciliar convivência social com equidade de gênero e raça
  • SUSTENTABILIDADE: a contribuição do e da arquiteta e urbanista na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desde o planejamento de construções com eficiência energética e com uso de materiais de baixas emissões de carbono, até o planejamento de cidades resilientes e verdes
  • SAÚDE: como o trabalho do arquiteto ou da arquiteta e urbanista, tanto na concepção de moradias, escolas e outros edifícios com segurança, conforto, boa ventilação e iluminação natural, assim no planejamento de cidades saudáveis, repercute diretamente na saúde da população, como ficou evidenciado no auge da pandemia da Covid 19
  • QUALIDADE DE VIDA: os profissionais de Arquitetura e Urbanismo são formados para proporcionar melhores condições de vida para todos e todas, com a inclusão e o desenvolvimento socioterritorial
  • IGUALDADE SOCIAL: o protagonismo do profissional de Arquitetura e Urbanismo na implementação de moradias dignas para a população de baixa renda, em especial projetos de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Habitações de Interesse Social (ATHIS), já enfatizada na campanha de 2021

As ações envolvem:

  • Depoimentos de influenciadores digitais (Ana Paula Xongani, Jaqueline Goes, Lorena Eltz, Mõnica Benini e Verônica Oliveira-Faxina Boa)
  • Postagens patrocinadas nas redes sociais
  • Entrevistas para podcasts e streaming conduzidas por conselheiros federais com especialistas convidados de diversas áreas de conhecimento
  • Uma série de narrativas (storytelling) em áudio sobre histórias que mostram o trabalho dos arquitetos e das arquitetas nos temas da campanha
  • Publicidade em revistas e jornais.

Em setembro, as postagens nas redes sociais serão direcionadas em grande volume e com alta frequência para 30 cidades de todo país, de maneira a que a informação circule entre gestores e funcionários públicos. Na sequência, eles serão visitados por representantes do CAU de cada Estado ou do Distrito Federal, para discutirem a implementação ou ampliação do uso da Lei da ATHIS e outras ações do campo da Arquitetura e Urbanismo.

Este site reúne os materiais produzidos em diferentes formatos para a campanha, mais uma contribuição do CAU Brasil para a valorização profissional e a ampliação do conhecimento coletivo dos benefícios proporcionados às pessoas quando a Arquitetura e Urbanismo é chamada a atuar.

Vale rever a história de dona Dalva – faxineira moradora da zona Leste de São Paulo que, com suas poucas economias, contratou um escritório de arquitetura para projetar uma nova casa no lugar da que estava ruindo – contada em campanha do CAU Brasil de 2015:

Ou ainda a história da comunidade de Terras Belas, na cidade do Conde, na Paraíba – objeto de projeto ATHIS – mostrada na campanha “Mais Arquitetos 2021”:

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