Home • Guias e Modelos

Guias e Modelos

Guia de orientação para a arquitetura de interiores

Modelo de Contrato de Projeto de Arquitetura de Interiores

Modelo de Contrato de Execução de Arquitetura de Interiores

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços

Modelo de Requerimento de Defesa

Modelo de Declaração de Residência

 

Modelo de Atestado Técnico

 

Notas:

1. O modelo de Atestado disponibilizado pelo CAU/RO é um documento sugestivo podendo a sua formatação ser alterada pelo Emitente desde que as informações constantes atendam no todo o que estabelece a Resolução 93;

2. O atestado é a declaração fornecida pela pessoa jurídica de direito público ou privado contratante, que se apresenta como prova da realização da obra ou do serviço técnico nele descrito, identificando seus elementos quantitativos e qualitativos, valores, local e período de da sua execução, os responsáveis técnicos envolvidos e as atividades técnicas executadas;

3. As informações e os dados técnicos quantitativos e qualitativos constantes do atestado devem ser declarados pelo representante legal da pessoa jurídica contratante ou, por representação desta, por um arquiteto e urbanista ou outro profissional que como ele tenha atribuições profissionais que o habilitem a realizar as atividades atestadas;

4. O registro do atestado será deferido se, após a análise da documentação apresentada, verificar-se que há correspondência entre os dados informados e aqueles constantes dos RRT registrados no CAU/UF em nome do arquiteto e urbanista responsável;

5. O atestado que se referir a obras ou serviços técnicos parcialmente executados deverá explicitar quais as etapas e em que período os mesmos foram realizados;

6. Quando o atestado a ser registrado no CAU/UF se referir a obras ou serviços técnicos subcontratados ou subempreitados, será necessária a apresentação de prova de anuência do contratante inicial ou de documentos que comprovem a efetiva participação do arquiteto e urbanista na execução das atividades atestadas;

7. A CAT perderá validade se houver qualquer modificação nos dados técnicos qualitativos ou quantitativos constantes dos RRT que a constituem ou se for constatada qualquer alteração das informações constantes no atestado a que se refere;

8. É de extrema importância que o requerente se atente a todas as informações que dispõe a Resolução 93.

 

Aqui você encontra arquivos, como manuais e normas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, entre outras entidades, para download gratuito:

 

• Manual de Fiscalização e Exercício da Arquitetura e Urbanismo

O presente Manual de Fiscalização vem somar-se à Resolução CAU/BR nº 22, de 4 de maio de 2012, e à Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, para, em conjunto com as referidas normas, definir as diretrizes básicas do procedimento de fiscalização do exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

DOWNLOAD

 

• Manual para Elaboração de Atos Administrativos Normativos de Competência do CAU

De acordo com o Regimento Geral do CAU/BR e a Resolução Nº 30 de 6 de julho de 2012, que estabelece os atos administrativos normativos como sendo, Resolução, Deliberação Plenária e de Comissão e Proposta, os mesmos deverão adotar os seguintes procedimentos.

DOWNLOAD

 

• Manual de Identidade Visual e Marca

Manual de Identidade Visual do CAU/BR, tendo sendo diretriz principal a ser seguido pelos CAU/UF.

DOWNLOAD

 

• Manual do Arquiteto e Urbanista – CAU/BR

Um guia para a vida profissional com informações claras sobre as normas e leis que orientam o exercício da Arquitetura e do Urbanismo. As principais informações que dizem respeito à prática legal da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom execício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. Há ainda informações sobre Salário Mínimo Profissional, Normas da ABNT e legislações urbanas e ambientais.
Com ilustrações do cartunista Paulo Caruso, que é arquiteto urbanista por formação. DOWNLOAD

 

• Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas

Este Código de Ética e Disciplina regulamenta os artigos 17 a 23 da Lei Nº 12.378/2010, em consonância com seus artigos 24 e 28. Certamente será uma ferramenta essencial para a qualificação da prática profissional da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, se bem compreendido por todos e corretamente aplicado pelos CAU/UF e CAU/BR.
DOWNLOAD

 

• Atuação Profissional – Arquitetos e Urbanistas e a Norma de Desempenho ABNT BR 15575/2013

Proposta conceitual de incentivo à contratação de projetos, com ênfase na Coordenação, sob responsabilidade do Arquiteto e Urbanista.
DOWNLOAD

 


 

• Guia AsBEA para Arquitetos na Aplicação da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575

Estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. Pela primeira vez, uma norma brasileira associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.
DOWNLOAD

 

• Guia AsBEA de Boas Práticas em BIM

O primeiro volume trata da estruturação do escritório de projeto para a implantação do BIM. E o segundo aborda o fluxo de projetos em BIM, planejamento e execução.
Volume I – DOWNLOAD | Volume II – DOWNLOAD

 

• Guia AsBEA de Sustentabilidade na Arquitetura

Diretrizes de escopo para projetistas e contratantes.
DOWNLOAD

 


 

• Iphan – Publicações sobre arquitetura, arte e patrimônio para download

Inúmeros títulos estão disponíveis para download, reunidos em catálogos, coleções, manuais, séries, revistas e títulos diversos, entre outras classificações. As consultas podem ser feitas em suas próprias bibliotecas.
PÁGINA DE PUBLICAÇÕES

 

• Iphan e MEC – Educação Patrimonial: Inventários participativos

Uma ferramenta para a mobilização social em torno das referências culturais, que nasceu como um material pedagógico para o Programa Mais Educação, portanto, direcionado ao contexto escolar. No entanto, sua apropriação pela sociedade civil e pelas comunidades se deu por demandas espontâneas.
DOWNLOAD

 

• Sinduscon/MG – Manual para contratação de projetos para o desempenho de edificações habitacionais

Publicação que orienta quanto à contratação, coordenação do desenvolvimento e recebimento dos projetos, tendo em vista a melhoria da qualidade e garantia do desempenho.
DOWNLOAD

 


 

• Manuais de Escopo

São diversos manuais de diferentes entidades, para contratação de projetos e serviços para a indústria imobiliária. Cadastre-se gratuitamente para acessar o conteúdo.
DOWNLOADS

 


 

• Ministério do Meio Ambiente – Sustentabilidade Urbana

O Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério das Cidades, disponibilizou em sua página um documento sobre sustentabilidade urbana. Os textos estão divididos em três volumes: mobilidade urbana; saneamento básico; e habitação social e sustentabilidade urbana.
DOWNLOADS

 


 

• CAU/SP – Preservando o Patrimônio Histórico: um manual para gestores municipais

O Manual de preservação do patrimônio histórico foi desenvolvido para fornecer subsídios às prefeituras, seus arquitetos e técnicos, e elaborado com o objetivo de preservar a história urbana, que se perde rapidamente na cidade contemporânea. Para sua realização, houve a colaboração de 25 pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Diretoria do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, que promoveram palestras e seminários.
DOWNLOAD

 


 

• FNA – Material gráfico da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas

Nos link abaixo você vai encontrar materiais gráficos produzidos pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Saergs e CAU/RS. Cartilha, manual, folder e adesivos fazem parte do kit entregue aos sindicatos de arquitetos de todo o país.
DOWNLOADS

 


 

• Oficina de Plano Diretor – Material para consulta

Aqui você encontra o material para consulta da Oficina de Plano Diretor. Realizada pela CEPUAS-MG na V Conferência Metropolitana RMBH. Em 11/2015, na Cidade Administrativa. Clique nos links abaixo para download:

Instrumentos e Institucionalidades no Planejamento Urbano

Guia – Plano Diretor Participativo

Plano Diretor Participativo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – FAQ

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Outorga Onerosa do Direito de Construir

Estatuto da Cidade – Comentado

Estatuto da Cidade para compreender

Plano Diretor – Passo a passo

Estatuto da Cidade

Estatuto das Metrópoles

10 anos do Estatuto da Cidade

Declaração do Milênio

Construindo a Cidade Acessível

Transformando nosso Mundo

Pular para o conteúdo