Notícias

2º Congresso Latino-Americano do sistema construtivo Light Steel Framing

Cadeia produtiva do sistema construtivo Ligth Steel Framing se reúne, no Maksoud Plaza, São Paulo, Brasil, para apresentar as grandes novidades do setor, que desponta como excelente opção construtiva nestes novos tempos

 

 

Nos dias 11 e 12 de maio, será realizado o 2º Congresso Latino-americano de Steel Frame, com a participação de grandes empresas do setor e dos mais importantes especialistas em construção industrializada das Américas e também de outros países, como a África do Sul e Estados Unidos. O evento deve receber cerca de 500 participantes, entre engenheiros, arquitetos, técnicos e empresários da construção, como ocorreu na primeira edição do evento, no ano passado.

Os painéis contemplam as vantagens competitivas do LSF, as soluções integradas  do sistema, o gerenciamento e a produtividade de obras,  as inovações tecnológicas da indústria e soluções e práticas adotadas em países latino-americanos, além de importantes “cases”, como a construção da Vila dos Atletas, para Jogos Pan-Africanos, com 97 mil metros quadrados de estrutura para atender aos 6500 atletas de todo o País, executado em dois anos pela empresa administrada pelo engenheiro, David Van Zyl, que tem mais de 20 anos de experiência na construção civil. Ele fundou a primeira e uma das maiores empresas de Light Steel Frame na África do Sul, a Vela Building Solutions. Hoje faz parte do comitê técnico da Associação de Light Steel Framing da África do Sul. Outro case de repercussão é o da construção do Parque Olímpico no Rio de Janeiro e da estrutura para abrigar todos os estúdios de TV que virão para cobrir as Olimpíadas de 2016. Este será apresentado pela arquiteta Helena Rodrigues, que já mostrou a reforma do Maracanã, para a última Copa do Mundo, no congresso passado.  Telhados prontos que aterrissam sobre as construções também são assunto do Congresso, que apresenta ainda estudos de casos dos benefícios do LSF em grandes projetos de construção; planejamento e custo de empreendimentos; desenvolvimento e consolidação do mercado; pós-venda, garantias e manutenção de edificações em LSF, entre outros temas importantes para este setor da construção civil.

 

 

Entre os patrocinadores do 2º Congresso estão a gigante Saint- Gobain, com suas quatro marcas que compõem o sistema construtivo LSF , Brasilit, Placo, Isover e Adfors, a Votorantim Metais, a americana USG, que se instalou no Brasil e marcou presença no congresso passado,  Gypsteel, responsável por grandes obras no Rio de Janeiro, Infibra, Sto Brasil, Bonanza Steel Frame e Eternit, pioneira no seu setor sistemas construtivos, entre outras.

Entidades importantes do setor, como o ICZ – Instituto de Metais Não Ferrosos, também apoiam o evento. Para Ricardo Suplicy Goes, gerente executivo da entidade, o Congresso é de extrema importância, tanto na profissionalização de mão de obra do setor construtivo, quanto para o meio ambiente, tendo em vista, por exemplo, a economia de 80% no consumo de água nas edificações em Steel Frame, se comparado à alvenaria tradicional, além de redução de resíduos sólidos, economia de tempo de execução e facilidade de manutenção das obras.  Goes ressalta ainda que uma das missões do ICZ é atuar no fortalecimento da indústria através da geração e disseminação do conhecimento e das melhores práticas de gestão, produção e inovações tecnológicas.  Outra entidade significativa para o setor da construção a seco é a ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, cujo diretor executivo, Ronaldo Do Carmo Soares, declara que considera importante a realização do 2º Congresso Latino-americano de Steel Frame, tanto para a continuação do desenvolvimento técnico desse sistema, quanto para a evolução da industrialização da construção civil no Brasil. Da vizinha, Argentina, há grandes expectativas para o Congresso. O presidente do Instituto de Construção a Seco daquele país, Engenheiro Francisco Pedrazzi, que também responde pelo marketing da Barbieri, a mais importante empresa de perfis metálicos da Argentina com atuação em diversos países, incluindo o Brasil, com sua planta em Curitiba desde 2011.“O 2º Congresso Latino-Americano de Steel Framing, com segurança, será um sucesso como foi o primeiro. Para aqueles que trabalham no desenvolvimento do Steel Framing é fundamental conhecer os casos de sucesso do sistema e os obstáculos ao seu crescimento América Latina, compartilhando as experiências de colegas de diferentes países”

Empresários também apostam no LSF, como o construtor, Sávio Neiva, que acredita que o sistema construtivo Light Steel Framing é uma das mais eficazes alternativas de construção face às “convencionais”.  “Defendo esta posição baseado, principalmente, nos números da construtora, que neste último ano teve um aumento considerável na procura por edificações em LSF, principalmente da parte de empresários que enxergaram a vantagem da agilidade da construção associada à baixa manutenção sobre os materiais empregados, sem contar que uma boa composição estrutural/fechamentos confere maior conforto térmico e acústico”, enfatiza o construtor, que também apresentará um case sobre multipavimentos durante o congresso.

A supervisora de vendas da Infibra, Josiane Silva, fabricante de placas cimentícias, também  considera o Congresso de Steel Frame o evento mais importante do setor, tanto por reunir os fabricantes de estruturas, componentes, placas, como também para promover o sistema steel framing no Brasil, pois a repercussão do congresso anterior foi muito grande, além de proporcionar novos relacionamentos entre as empresas expositoras e o cliente.

 

A organizadora e idealizadora do Congresso de LSF, Luana Carregari, que está á frente, com a arquiteta Heloisa Pomaro, da Mictech- Cursos, escola pioneira e referência na capacitação de engenheiros e arquitetos para este sistema, enfatiza que   o evento vai expor as melhores práticas e o caminho para a consolidação deste sistema construtivo como opção legítima na construção civil. “Nos dois dias de congresso, os participantes terão oportunidade de adquirir ainda mais conhecimentos e opções de negócios. Fazendo a inscrição, poderão escolher uma atividade gratuita: o Fórum de Negócios de Sistemas Construtivos Inovadores ou o ciclo de palestras técnicas.  Pela primeira vez estarão juntos os maiores fornecedores, apresentando seus produtos e serviços de forma direta aos construtores profissionais”, destaca a organizadora. Haverá também uma área de exposição com estandes de produtos e serviços.

O 2º Congresso de Steel Frame tem apoio institucional do CAU-SP- CREA-SP – CBCA- ABCEM- ASBEA- PRO-ACUSTICA- INCOSE (Argentina)- IUCOSE (Uruguai)- ICZ – ABRAMAT- CBIC. O evento tem também apoio de mídia no Portal da Construção a seco, Portal Metálica e Portal Gestor de Obras

Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site do congresso (www.congressosteelframe.com.br), ou com o Comitê de Organização pelo atendimento@congressosteelframe.com.br e +55.11.2649-9056 ou +55.11.96241-5555.

 

 

Fonte: Congressso Steel Flame

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo