Destaques

I Seminário de Planejamento Urbano e Ética

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO e a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG, realizaram nos dias 09 e 10 de agosto o I Seminário de Planejamento Urbano e Ética.

O Seminário teve como objetivo iniciar um processo de integração entre Estado e municípios criando um círculo virtuoso de diálogo sobre a política urbana, seus instrumentos e efetivação necessária para uma boa gestão urbana, além de consolidar parcerias técnicas com entidades afins. A Conselheira Federal pelo CAU/GO e Coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA do CAU/BR, Maria Eliana Jubé Ribeiro, o Secretário de Planejamento e Urbanismo de Maringá/PR, Celso Saito, e a Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR foram os palestrantes do Seminário.

Na manhã do dia 09, quarta-feira, os Conselheiros do CAU/RO junto aos Conselheiros da CPUA realizaram visita técnica pelo município de Porto Velho para reconhecimento da história, potenciais urbanos e problemáticas que existem na cidade. Na tarde do mesmo dia, a Presidente do CAU/RO, Raísa Tavares Thomaz e o Secretário Adjunto da SEPOG, Carlos Pimentel – que haviam convidado todos os 52 municípios e demais órgãos que estão envolvidos nas temáticas do desenvolvimento urbano, para participarem das atividades do Seminário – receberam para uma reunião no Centro Político Administrativo do Estado os conselheiros, secretários e técnicos da capital e do interior do Estado para discutirem as possibilidades de melhorias para o desenvolvimento urbano dos municípios rondonienses e o papel fundamental do arquiteto e urbanista nas prefeituras.

 

 

 

 

 

 

A abertura do Seminário, realizada na noite do dia 09 no auditório da Faculdade Porto, contou com a participação de secretários de planejamento dos municípios de Rondônia, arquitetos e urbanistas, conselheiros do CAU/AC, engenheiros, acadêmicos da área e diversos profissionais e entidades ligadas ao planejamento e gestão do território. Na solenidade foi apresentada a Nova Agenda Urbana e desafios de sua implementação, sendo discutido também, a função pública no planejamento urbano e a ética na Arquitetura e no Urbanismo. Foram apresentados pela Coordenadora da CPUA do CAU/BR e pelo Secretário de Planejamento e Urbanismo de Maringá breves painéis que explanaram sobre a Nova Agenda Urbana, com exemplos e possibilidades de integrar suas diretrizes ao planejamento do estado e municípios de Rondônia.

 

No dia 10, quinta-feira, CAU/RO e SEPOG receberam no auditório do Ministério Público Estadual de Rondônia, os participantes para a palestra “Planejamento urbano da cidade de Maringá/PR – Estudo de Caso”, ministrada pelo próprio Secretário de Planejamento do município, Celso Saito. Na tarde do mesmo dia a Conselheira Federal do CAU/BR, pelo estado de Goiás, Maria Eliana Jubé Ribeiro, palestrou sobre a Nova Agenda Urbana como oportunidade de investimento. No encerramento do Seminário a Presidente do CAU/RO realizou a leitura de uma carta elaborada pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR junto à Conselheira Federal Suplente por Rondônia, Ana Cristina Lima Barreiros da Silva. Após a leitura e concordância dos presentes, todos assinaram o documento que será encaminhado aos gestores estaduais e municipais, tanto do executivo quanto do legislativo do estado, e demais órgãos e entidades pertinentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

CARTA DO SEMINÁRIO

O Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR, e os demais membros, além do Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RO, Cristóvão Otero, fizeram o encerramento do Seminário com a palestra “Ética na Arquitetura e Urbanismo”, durante a noite do dia 10, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia – CREMERO/ RO. Eles explanaram sobre o Código de Ética do CAU e, ao final, abriram espaço para os questionamentos dos arquitetos e urbanistas, demais profissionais e acadêmicos que estavam presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia CAU/RO agradece imensamente a participação de todos os conselheiros federais, arquitetos e urbanistas, demais profissionais e acadêmicos que contribuíram com esse evento que tanto engrandeceu as discussões para melhoria de nossas cidades rondonienses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Destaques

Que Árvore devo plantar?

ANUIDADE

Último dia para pagar a anuidade do CAU com 10% de desconto !

Destaques

CAU/RO e SMD discutem ações dos distritos de Porto Velho

Pular para o conteúdo