Notícias

FNA lança E-book para auxiliar o uso de Tabelas de Honorários

Com linguagem interativa, o e-book simplifica o uso das tabelas de honorários do CEAU

Para auxiliar no dia a dia dos arquitetos e urbanistas, além de contribuir para a valorização profissional, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lançou o e-book Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A apresentação do projeto ocorreu nesta terça-feira (21/6) à noite, em Fortaleza, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE). Por meio de linguagem interativa, o e-book busca simplificar o uso das tabelas de honorários desenvolvidas pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). O acesso é aberto e gratuito.

 

>>> Clique aqui para acessar o e-book

 

“Era o instrumento que faltava para que a compreensão das tabelas fosse facilitada”, disse o presidente do CAU/CE, Odilo Almeida Filho, coordenador e relator das Tabelas de Honorários e Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O arquiteto e urbanista destacou, ainda, que o e-book vai complementar a ação de qualificação dos multiplicadores das tabelas, trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo CAU/BR.

 

Na avaliação do arquiteto e urbanista Rodrigo Jaroseski, analista do CAU/RS, que também contribuiu com o desenvolvimento do e-book, o projeto ficou bastante didático, de fácil compreensão. “Com certeza, auxiliará muito na difusão das tabelas de honorários”, disse.

 

O presidente da FNA, Jeferson Salazar, acredita que “o e-book poderá se tornar um importante difusor da tabela de honorários nas suas diversas formas de aplicação e em qualquer nível de complexidade técnica do trabalho dos arquitetos e urbanistas”. O dirigente destaca que o projeto não tem a pretensão de reinventar a tabela de honorários, “mas pretende ser um instrumento auxiliar de orientação e facilitação do seu uso”.

 

Inovação para aproximar profissionais da ferramenta

 

A ideia do e-book surgiu após a FNA perceber que muitos arquitetos e urbanistas consideravam a tabela de honorários complexa. “Mas o fato é que a tabela reflete a própria complexidade da nossa profissão em suas inúmeras atividades e nos próprios elementos que constituem o custo do nosso trabalho na formação de valor dos honorários”, acrescenta Salazar.

 

O projeto é inovador e funciona como um Guia do Usuário. Para navegar, basta utilizar as setas direcionais conforme a indicação. A qualquer momento, o profissional pode retornar a um conteúdo que lhe interessou ou adiantar as páginas e antecipar a leitura. O e-book pode ser acessado utilizando computadores desktop ou notebook. A ferramenta ainda pode ser utilizada por meio de tablets e celulares com sistema operacional Android e Apple, em aparelhos como iPhone. Também será disponibilizada uma versão em PDF.

 

Para execução do e-book, o desafio foi mergulhar no uso da ferramenta por meio de simulações. Após descobertas todas as funcionalidades, o próximo passo foi criar uma linguagem interativa e de fácil compreensão que possibilitasse o acesso de todos os públicos, não só de arquitetos e urbanistas. Isto porque o Guia do Usuário poderá ser utilizado por todos os agentes envolvidos na elaboração de um orçamento.

 

O projeto também será apresentado nesta quinta-feira (23/6) pelo vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez, em reunião do CEAU em Brasília; e pelo presidente da FNA, Jeferson Salazar, no município de Sobral (CE), em evento do IAB-CE. Na ocasião, o dirigente ministra a palestra Arquitetura Brasileira em Tempos de Crise. Será às 19h, na Faculdades Inta.

 

FONTE: FNA

 

Publicado em 22/06/2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Concurso de Arquitetura

1º Concurso de Fotografia CAU/RO

Concurso de Arquitetura

LANÇAMENTO VI PREMIO TCC

Destaques

ELEIÇÕES DO CAU: DURANTE A VOTAÇÃO, CENTRAL DE ATENDIMENTO FUNCIONARÁ EM HORÁRIO ESPECIAL

Pular para o conteúdo